Azeitech 2021

O Azeitech está no ar

Expositores da Mostra Tecnológica apresentam novidades em equipamentos e produtos relacionados à atividade

(Belo Horizonte – 16/6/2021) – O Azeitech 2021 já está no ar. Além da programação ao vivo, que acontece até a próxima quinta-feira (17), sempre às 17h, o evento conta com estandes virtuais para a exposição de equipamentos e produtos relacionados à olivicultura, que ficarão disponíveis até o mês de setembro. Participam da Mostra Tecnológica empresas de diferentes segmentos da cadeia produtiva, como nutrição, adubação, maquinários, mudas, azeites e derivados, além de serviços de consultoria.

Entre os expositores está a Alvo Solar, de Guaxupé (MG), que oferece soluções em geração de energia solar fotovoltaica para residências, comércios, indústrias e empreendimentos rurais. “Nosso diferencial é utilizar equipamentos de última geração fornecidos pelos principais fabricantes do mundo. Estamos há mais de cinco anos no mercado, com mais de 500 instalações em operação. Já participamos de duas edições da Expocafé e agora colocamos nossa equipe técnica de engenharia altamente especializada à disposição do público do Azeitech”, informa o diretor técnico da Empresa, Antônio Augusto dos Reis.

Fundada em 1995, a catarinense Fast Tecnologia Industrial, desenvolveu o primeiro sistema de extração de azeite de oliva 100% nacional. A empresa que já participou da Mostra Tecnológica presencial, realizada no Campo Experimental da EPAMIG, em Maria da Fé, traz para o Azeitech um lançamento, o separador de caroços. “O equipamento vem para agregar valor nos resíduos gerados pelo processo, possibilitando que o produtor consiga rentabilizar. O princípio envolve a separação entre o caroço e polpa da azeitona e transformação em biomassa. O seu poder calorifico chega a ser o dobro do eucalipto”, projeta o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fast, Rudimar Huk.

A Fertipar Sudeste, sediada em Varginha (MG) há mais de duas décadas, oferece fertilizantes, adubos e corretivos agrícolas. “Somos expositores da Expocafé desde a primeira edição e estamos nos apresentando para os olivicultores no Azeitech. Vemos como uma oportunidade de apresentar a empresa e nossos fertilizantes a novos cultivos.Com destaque para nossa Linha Super N Pro, um fertilizante que possui a tecnologia exclusiva Duromide de inibidores de urease, que possibilita proteção para ureia aplicada. Reduzindo as perdas de nitrogénio por volatilização, faça chuva ou faça sol”, explica o engenheiro agrônomo, Nélson Chipichopi.

A Pieralisi do Brasil integra um grupo italiano fundado há 130 anos e possui uma linha de produtos destinada à olivicultura, que será exibida durante o Azeitech. “Estaremos apresentando nossos equipamentos para a extração de azeite de oliva que contemplam a lavagem das olivas, moagem, batimento, separação e extração do azeite. Temos a expectativa de nos aproximar de novos clientes e divulgar a nossa marca”, diz a executiva de vendas Caroline Tonini.

Os cosméticos derivados do azeite estarão representados pela Olisoft, de Poços Caldas (MG). O engenheiro agrônomo Gabriel Bertose conta que acompanha o processo de produção dos azeites mineiros desde o começo. “Eu sempre tive o interesse técnico na oliveira e trabalho como consultor. De uns cinco anos para cá, eu criei a Olisoft, com a proposta de fazer cosméticos à base de óleo de oliva, começamos com sabão e agora temos outros derivados. Estou com bastante expectativa para  o evento não só como expositor, mas também pela programação técnica. Acompanho o Dia de Campo de Olivicultura todos anos e percebo que o evento cresceu e tende a crescer mais ainda, agregando pessoas que não poderiam participar presencialmente”.

A EPAMIG, realizadora do evento, também tem um estande virtual no qual apresenta produtos e serviços qualificados. Assim como os apoiadores: Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assolive), Emater-MGEmbrapa Agroindústria de AlimentosInstituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Sebrae.

Leia também: Azeitech vai reunir a cadeia produtiva da olivicultura

Programação

Nesta quarta-feira, 16 de junho, a programação ao vivo do Azeitech será dedicada às Mulheres na Olivicultura. Às 17h, acontece a palestra “O cenário internacional da Olivicultura” ministrada pela vice-presidente de Comunicação e Tecnologia da Women In Olive Oil (WIOO), a chilena Carola Dümmer, e pela representante da WIOO Brasil, Glenda Hass. Às 18h20, a doutora em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla),  Carolina Ruiz Zambon, conduzirá uma mesa redonda com a participação da produtora Carla Borriello (Azeites Borriello), da sommelière em azeite de oliva e diretora da revista Azeites & Olivais, Luciane Gomes, e da presidente da Câmara Setorial de Olivicultura de São Paulo e organizadora da Expoazeite, Patrícia Galasini.

Saiba mais: Mulheres na olivicultura

Na quinta-feira (17), a partir 17h, a especialista em análise sensorial de azeite de oliva extravirgem, Ana Cláudia Ellis, professora da Faculdade de Química da Universidad de la República no Uruguai, apresentará o tema “Parâmetros Sensoriais” e participará da conversa sobre “Azeites verdes e maduros” com a sommelière de azeites, Ana Beloto e com o pesquisador da EPAMIG Luiz Fernando de Oliveira. Na sequência, o editor do Guia de Azeites do Brasil e jurado do “New York International Olive Oil Competition”  Sandro Marques, falará sobre “Fraudes em azeites”.

As inscrições para as atividades do Azeitech são gratuitas e podem ser feitas pelo site. Vale ressaltar que os interessados devem se inscrever para cada um dos dias de evento.Os visitantes do Azeitech online também terão acesso a dicas técnicas e de consumo gravadas por pesquisadores e especialistas. Os vídeos estão disponíveis no espaço Oliva Play.