Azeitech 2022

EPAMIG realiza o 17º Dia de Campo de Olivicultura em Maria da Fé

Evento presencial, que ocorre durante a safra das azeitonas, abre a programação do Azeitech 2022

(Belo Horizonte – 25/2/2002) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vai realizar no dia 25 de março, o 17º Dia de Campo de Olivicultura. O evento presencial vai ocorrer no Campo Experimental de Maria da Fé, atendendo as recomendações sanitárias vigentes. Assim como em 2021, quando foi realizado em formato totalmente virtual, o Dia de Campo integrará a programação do Azeitech, que contará também com palestras online a serem realizadas no próximo mês de junho.

A programação presencial, terá início às 8h e será composta por três estações de campo e pela 7ª Mostra Tecnológica, exposição de maquinários, insumos e produtos derivados da olivicultura.  Os participantes também poderão acompanhar as extrações de azeite no lagar do Campo Experimental, durante todo o evento. Outro destaque será o lançamento do livro “Azeite-se: História, curiosidades e receitas”, com a participação da autora Ana Beloto, especialista em marketing e azeitóloga.

Os temas abordados durante a dinâmica de campo serão “Introdução ao cultivo da Oliveira”, com pesquisador da EPAMIG, Pedro Moura; “Poda em Oliveiras”, com o engenheiro agrônomo Pedro Peche; e “Ponto de colheita das azeitonas”, com o pesquisador da EPAMIG, Emerson Gonçalves. “Estamos em plena safra e as pessoas que participarem, presencialmente, do evento terão a oportunidade de conhecer os olivais e acompanhar a extração do azeite de oliva”, destaca o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira.

Dia de campo de Olivicultura abre programação do Azeitech 2022 – Foto Erasmo Pereira

As inscrições para o Dia de Campo de Olivicultura poderão ser feitas no local, no dia do evento. Mais informações pelo e-mail cemf.evento@epamig.br. Os interessados em expor durante a Mostra Tecnológica podem entrar em contato pelo mesmo e-mail.

Programação Virtual

Mesmo com o retorno da programação presencial, as atividades virtuais do Azeitech serão mantidas e vão ocorrer no próximo mês de junho. Os organizadores da edição 2022 confirmam que a intenção é ampliar o alcance do evento, agregando novos temas e participantes. Uma das novidades será a inclusão um espaço para apresentação de trabalhos técnico-científicos. “No mês de março publicaremos o edital, informando os prazos e critérios de avaliação. A olivicultura é uma prática relativamente nova no país, daí a importância de abrirmos este espaço para que mais profissionais possam apresentar seus estudos sobre o tema”, pondera o pesquisador Pedro Moura.

As atualizações sobre a programação e mais novidades serão disponibilizadas pelo site do evento www.azeitech.com.br.