Azeitech 2022

Novo podcast da EPAMIG dá dicas para escolha e harmonização de azeites

Episódio disponível no canal da empresa no Spotify faz uma viagem até Maria da Fé, no Sul de Minas, para um bate papo sobre olivicultura

(Belo Horizonte – 19/1/2022) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) lançou mais um podcast da série “Tecnologia Agropecuária na Mesa”. O novo episódio faz uma viagem até o município mineiro de Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira, para um bate papo sobre olivicultura e usos de azeites no dia a dia. Para ouvir gratuitamente, basta dar play logo abaixo:

O interesse da EPAMIG por azeites tem um motivo especial. Em 2008, a empresa de pesquisa foi a pioneira na extração de azeites extravirgens no Brasil. Desde então, muita coisa evoluiu com relação à produção de azeites em Minas Gerais e em outros estados do país.

Hoje, os municípios da Serra da Mantiqueira concentram boa parte dos olivais mineiros. Dos 160 produtores que existem na região, a estimativa é que mais de 50 marcas estejam no mercado beneficiadas direta ou indiretamente pelas tecnologias de extração desenvolvidas pela EPAMIG.

“A EPAMIG desenvolve trabalhos que buscam a garantia e uma qualidade melhor do insumo principal na hora de se implantar o olival, que são as mudas, além de pesquisas que ajudam na obtenção, ao final do ciclo, de um produto de excelência. O que contempla tratos culturais, como poda e adubação; controle fitossanitário; extração e análises laboratoriais”, destaca o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira.

 

Escolha, armazenamento e harmonizações

O novo podcast da EPAMIG dá dicas para a escolha correta de azeites nos supermercados. Em meio a tantas opções nas prateleiras, Luiz Fernando destaca que o consumidor não deve se deixar guiar apenas pela beleza dos rótulos.

Além disso, o pesquisador da EPAMIG, Pedro Moura, dá dicas para armazenar azeites de maneira correta. Segundo ele, as dicas são necessárias porque a forma como os azeites são armazenados nas casas dos consumidores interfere diretamente na qualidade do produto.

A azeitóloga e jurada dos principais concursos de azeite nacionais e internacionais, Ana Beloto, conclui o podcast com informações e sugestões de harmonização de azeites com pratos salgados e doces. Ana afirma que o azeite é um ingrediente versátil e que, por esse motivo, é possível dar asas à imaginação.

A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).