Evento faz parte do Azeitech, que a EPAMIG realiza na próxima sexta-feira (2), em Maria da Fé
(Maria da Fé – 31/1/2024) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, a edição 2024 do Azeitech. O evento, presencial e gratuito, no Campo Experimental de Maria da Fé, reúne as atividades do 19º Dia de Campo de Olivicultura e da 9ª Mostra Tecnológica.
A programação marcará a inauguração das melhorias na agroindústria de extração de azeite da EPAMIG. A modernização do lagar foi possibilitada com recursos do edital PPE 00049/21 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)/ Fapemig, e contemplou valores próximos a R$2 milhões para a compra de máquina extratora, lavadores de garrafa, rotuladores, tanques e mesas de inox, e equipamentos de laboratório.
Na Mostra Tecnológica, 22 expositores vão apresentar maquinários, insumos, serviços e produtos derivados da olivicultura. “O interessante da Mostra Tecnológica é o fato de ser um momento, simultâneo à programação técnica, de encontro entre produtores, visitantes, consultores, empresas de produtos e equipamentos ligados ao agronegócio da olivicultura e empreendedores locais que investem em derivados da cultura, impulsionados pelo crescimento do olivoturismo na nossa região”, avalia o engenheiro agrônomo Pedro Moura, da Comissão Organizadora do Azeitech.
“A gente vai receber negócios aqui do município de Maria da Fé, que vão expor artesanatos alusivos à olivicultura, cosméticos à base de azeite, azeitona e resíduos da extração, e bombons que têm azeite e azeitona na composição”, explica o pesquisador, que acrescenta: “Além, é claro de empresas de maquinário, suplementos e da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), que representa os produtores da região, e é nossa parceira na realização do Azeitech”.
A Gamundi, empresa de fertilizantes e nutrição vegetal, vai expor pela primeira vez na Mostra Tecnológica. Os demais participantes já expuseram nas edições presenciais e virtuais (durante a pandemia) do Azeitech. Dentre estes, estão a catarinense Fast Indústria, que desde 2014 fornece extratoras para agroindústrias da Serra da Mantiqueira e do Sul do Brasil, e é a fabricante do novo equipamento instalado na agroindústria da EPAMIG; a Pieralisi, marca italiana, com mais de 130 anos no mercado de extração e separação centrífuga. E a Nutrisafra, que desenvolveu um fertilizante próprio para a olivicultura.
As inscrições de participantes terão início às 7h, da sexta-feira (2), no local. A programação completa está disponível em www.azeitech.br.
Reunião Técnica
Antecedendo a programação do Azeitech, a EPAMIG em Maria da Fé recebe nesta quinta-feira (1º), a partir das 14h, uma reunião técnica entre produtores de azeite da Serra da Mantiqueira e auditores fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é fornecer, aos olivicultores, da região informações atualizadas e orientações sobre legislação, registros e emissão de certificados para agroindústrias de extração de azeite.
O encontro será aberto ao público em geral.