(Maria da Fé – 17/12/2024) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) já definiu a data do Azeitech 2025. O evento gratuito, que ocorre de modo presencial, no Campo Experimental de Maria da Fé, será no dia 21 de fevereiro, a partir das 7h30.
A programação terá como foco práticas agrícolas sustentáveis e agricultura regenerativa. “Em campo, teremos três estações que abordarão temas como adubação verde, preparo de bioinsumos, utilização de ácido fúlvico, entre outros”, adianta a pesquisadora Carolina Ruiz Zambon, integrante da Comissão Organizadora do Azeitech.
Outros temas de interesse do olivicultor como qualidade sensorial e ações para o fortalecimento da atividade também estarão em pauta. “A abertura será focada na importância da análise química e sensorial do Azeite, um tema importante e sempre demandado pelo setor”, informa Carolina Zambon, que acrescenta:
“Esse ano além de contar com a presença marcante da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), teremos o debate sobre a criação da Câmara Setorial de Olivicultura de Minas Gerais, uma iniciativa interinstitucional que contribuirá para o desenvolvimento da olivicultura no Estado”.
Outra atração será a 10ª edição Mostra Tecnológica, na qual empresas do segmento apresentarão novidades em maquinários, insumos e serviços; e empreendedores da região vão expor produtos derivados e relacionados à olivicultura como artesanatos, cosméticos e doces.
O Azeitech 2025 tem como apoiadores a Prefeitura Municipal de Maria da Fé, a Assoolive, a Emater-MG, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Senar-MG, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPq).